Translate

quarta-feira, 4 de março de 2015

REGIMENTO ESCOLAR 2015

   

REGIMENTO ESCOLAR 2015




Em 28 de fevereiro, tivemos nossa grande reunião geral de pais, professores e comunidade para tratarmos de assuntos como: 
*Normas de Convivência dentro da escola;
*Regimento Escolar interno;
*Plano de Trabalho dos Professores;
*Avisos Gerais Administrativos e Pedagógicos.
Contamos com a presença maciça da nossa comunidade escolar e, para os que faltaram, disponibilizamos uma cópia de nosso Regimento Escolar Interno:



Secretaria de Estado da Educação 
Diretoria de Ensino – Região de Carapicuíba
Escola Estadual “ Victório Fornasaro ”
Rua Novo Hamburgo, 78 – V. Sul Americana - Carapicuíba - CEP 06397-110 - Fone: - São Paulo         
REGIMENTO ESCOLAR 2015

·        Solicitamos, acima de tudo, pontualidade no horário de entrada :
MANHÃ : das 06:50 às 11:30  - Início das aulas 07:00
TARDE : das 12:50 às 18:20  - Início das aulas 13:00
NOITE : das 18:50 às 23:00 – Início das aulas 19:00
Não há possibilidade de entrada na segunda aula!!!

·        Não possuímos funcionários para cuidar dos alunos após o término das aulas, portanto, ligaremos para o responsável e se não formos atendidos   acionaremos a ronda escolar se a criança não for retirada.
·        Os atrasos na hora de entrada não são permitidos, serão registrados em livro próprio pelas agentes de organização escolar e o responsável será chamado pela direção.
·        Saída antecipada somente em casos extremos ( morte na família ou similares) portanto, alunos não podem ligar de celular para que seus pais venham buscá-los pois, nós faremos isso quando percebemos que realmente é necessário.Atrasos frequentes serão comunicados ao Conselho Tutelar.
·        No caso de retirada de aluno, o responsável deve sempre SER MAIOR DE IDADE. Não vamos permitir a saída de alunos menores com pessoas que não são maiores de idade.
·        Faltas : O excesso de faltas dias, três consecutivas ou cinco alternadas, além de atrapalhar o desempenho do aluno, poderá levá-lo a retenção. Comunicaremos ao Conselho Tutelar os casos de excesso de faltas não justificadas pelos pais/responsáveis, pois é dever dos pais e responsáveis zelar pela frequência da criança junto à escola conforme legislação vigente ( LDB e ECA)
·        FALTA É FALTA e a compensação de ausência, conforme LDB  deve ser feita em período contrário ao período de aula.  O atestado ou declaração médica apenas justifica a falta, NÃO RETIRA DO BOLETIM.
·        As faltas devem ser justificadas através de declaração (médico ou dentista) e entregues para o Coordenador Pedagógico do período do aluno. O aluno só terá direito a realizar avaliações atrasadas mediante atestados ou declarações médicas.
·        É dado um prazo de 30 dias após a matrícula, para que o aluno possa entrar sem a camiseta, a mesma  é de uso OBRIGATÓRIO já que consta em nosso regimento escolar publicado em  Diário Oficial. A APM irá fornecer para alunos comprovadamente carentes.
·        O aluno não será impedido de entrar na escola, mas os pais serão comunicados imediatamente por escrito e por telefone. Os pais também serão chamados imediatamente para comparecer a escola se o aluno não estiver trajado adequadamente. O uso de calças LEG, Shorts, Bermudas Curtas, TOPs e calças rasgadas nas pernas também não são permitidos.
·        Os pais devem saber que não é permitido trazer brinquedos, aparelhos eletrônicos ,estiletes,baralhos, jogos e principalmente CELULAR . A escola não se responsabiliza pelo furto ou perda de objetos e nem dinheiro. O decreto do Sr. Governador do Estado de São Paulo (Decreto nº 52625 de 15 de janeiro de 2008) proíbe o uso do celular durante o horário de aula. O mesmo será confiscado pela direção e só será devolvido aos pais em data previamente marcada.
·        Nas salas é proibido mascar chiclete,balas , pirulitos e ingerir bebidas, com exceção de água, sempre em garrafa transparente.
·        O professor não poderá dar medicamentos em hipótese nenhuma, aluno em tratamento ou doente, não deve vir à escola.
·        Os alunos do ciclo I e do ciclo II (1º ao 9º ano)devem ter uma agenda que funcionará como um canal de comunicação entre a escola e a família. Na contra capa, deve ser colado o horário semanal de aulas para evitar que os alunos esqueçam os materiais necessários a cada dia de aula.
·        A agenda deve ser adquirida o mais rápido possível e, para alunos que não puderem adquirir, a escola irá chamar os pais para solucionarmos o problema.
·        A APM é um colegiado formado por pais,professores e alunos e necessita da colaboração de todos tanto nos trabalhos, quanto em colaboração efetiva. Nas reuniões ordinárias de pais, ao final de cada bimestre, será distribuído um envelope com o timbre da APM , escrito “ CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA” onde os pais poderão colocar qualquer quantia em dinheiro para auxiliar este colegiado. Isso não é “obrigatório”, é apenas uma contribuição de qualquer valor.
·        O atendimento aos pais será realizado mediante marcação prévia conforme agenda de atendimento dos coordenadores, vice-diretores e professores. NUNCA POR TELEFONE. Problemas devem sempre ser resolvidos pessoalmente.
·        A escola é um ambiente coletivo e a higiene é um assunto muito sério. Aconselhamos as meninas o uso de  cabelos presos e aos meninos o uso de cabelos curtos. Isso pode evitar problemas com piolhos que ocasionam a suspensão dos alunos para o tratamento. Também solicitamos o uso de tênis e evitar ao máximo os calçados com saltos que atrapalham principalmente nas aulas de educação física.
·        Em caso de acidente vamos ligar imediatamente para a família, por isso o telefone dos pais e dos familiares, devem estar sempre atualizados. Caso não conseguirmos falar os pais ou responsáveis, faremos o socorro através do SAMU e imediatamente, mandaremos um agente escolar no endereço da ficha cadastral, portanto este endereço deve ser verdadeiro e atualizado sempre que houver mudança.
·        A Escola não dará nenhuma informação referente a perua escolar ou perueiros já que o melhor é que a criança estude o mais próximo possível de sua casa.
·        Quando o assunto for ADMINISTRATIVO procure a direção da escola respeitando os dias e os horários de atendimento da direção e da vice-direção; se o assunto for pedagógico , por favor utilize a agenda do aluno para solicitar um atendimento com os  professores e /ou coordenadores.É DEVER DOS PAIS ACOMPANHAR A ROTINA ESCOLAR DOS FILHOS,COMPARECER ÀS REUNIÕES E ÀS CONVOCAÇÕES ESCOLARES e estar sempre atento ao comportamento da criança.
·        A biblioteca escolar está a disposição dos alunos, mas para tanto, é necessário que algumas regras sejam respeitadas. Os horários e. os dias de atendimento não são os mesmos, os professores irão informar. Observar o prazo de devolução dos livros e quando houver perda ,os pais serão chamados para a resolução do problema.
·        Não haverá acordos para que alunos viajem nos meses de junho ou novembro/dezembro...As faltas sem justificativas médicas ,serão encaminhadas ao Conselho Tutelar.  
·        Solicitamos aos Srs. Pais que procurem estar sempre em dia com os materiais necessários para uso na sala de aula e materiais referente à Projetos escolares, já que a escola não irá mais fornecer.
·        Solicitamos que todos os alunos possuam um  SQUEEZE de água para que possam utilizar dentro da sala de aula, já que não poderão ficar saindo da sala a todo momento.
·        Por último, solicitamos aos senhores pais que, procurem a escola antes de falar na frente de seus filhos , coisas que denigram a imagem da unidade escolar. Devemos ensinar aos jovens que problemas se resolvem com diálogo e sempre pessoalmente com todas as partes envolvidas.


                                                                                        Carapicuíba, 28 de fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Obrigado por participar de nosso blog. Em breve seu comentário será liberado para visualização."